segunda-feira, 9 de julho de 2012

Anderson Silva derrota Chael Sonnen novamente e mantém cinturão do UFC.

Em uma das lutas mais aguardadas da história do MMA, o melhor lutador peso por peso do mundo, Anderson Silva, nocauteou Chael Sonnen no evento principal do UFC 148, realizado na madrugada deste domingo, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, EUA. 

A luta marcou a décima defesa de cinturão de Anderson, um recorde no UFC, além de prolongar o reinado do campeão dos pesos médios, que começou em outubro de 2006, com a devastadora vitória sobre o então campeão Rich Franklin.

Foram quase dois anos de espera desde a primeira luta, em agosto de 2007, quando o desafiante foi o primeiro lutador do UFC a mostrar que o Spider era humano, ao derrubar e controlar o brasileiro durante 23 minutos antes de ser pego em um triângulo e perder o cinturão que já parecia certo. Ao longo da espera, Sonnen adquiriu notoriedade pelos seus métodos agressivos de promover as lutas, disparando ofensas contra Anderson, insultos xenofóbicos contra o Brasil e até contra a esposa do campeão.

Normalmente alheio às provocações, Anderson surpreendeu durante a coletiva de imprensa que antecedeu o evendo, dizendo que quebraria todos os dentes, braços e pernas do atrevido desafiante.

Dentro do octógono a atmosfera era contagiante. A torcida presente no MGM Grand Garden Arena, repleta de brasileiros, estava em extâse, a chamada luta do século começava.

E o primeiro round começou exatamente como a primeira luta. Anderson partiu agressivo para cima de Sonnen e foi imediatamente derrubado pelo americano, que passou a trabalhar sua especialidade, os golpes por cima do adversário.

O Spider conseguia travar o oponente, mas tinha dificuldades para criar espaços para levantar ou tentar uma finalização, e em um vacilo permitiu que o americano atingisse a vantajosa montada. Foi assim até o fim do round, com o claro domínio de Chael Sonnen. O semblante de Anderson no intervalo era de preocupação.

No início do segundo assalto, mais uma vez o americano se mostoru fiel à estratégia e passou a prensar o campeão na grade, em busca da queda. Anderson entretanto defendeu bem e conseguiu retribuir, castigando Sonnen com duros golpes. O americano sentiu, caiu sentado e recebeu uma violenta joelhada no plexo. Estava tudo acabado! A torcida gritava "Silva" enquanto o campeão subia nas grades para celebrar.

Sonnen tentou se levantar visivelmente atordoado, mas o castigo continuou, com socos violentos no rosto. Não restou alternativa para o árbitro a não ser parar a luta. O nocaute veio com um minuto no segundo round.

Anderson Silva mantém o cinturão dos médios e consolida seu legado como o maior lutador de MMA de todos os tempos. Recordista absoluto de defesas de cinturão, invicto no UFC e sem desafiantes à altura, não lhe resta muito o que conquistar na categoria. Um momento mágico no esporte, a vitória convincente sobre o unico adversário que chegou perto de vencê-lo no UFC ficará para sempre marcada na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário