sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Esquiva Falcão faz história e está na final no boxe.

 


O capixaba Esquiva Falcão fez história na manhã desta sexta-feira ao derrotar o britânico Anthony Ogogo por 16 a 9, na semifinal da categoria peso médio (até 75kg), nos Jogos Olímpicos de Londres. Com a vitória, Esquiva é o primeiro brasileiro a atingir uma final olímpica na história do boxe.

Esquiva superou o feito de Servílio de Oliveira, que conquistou o bronze nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e de Adriana Araújo, que levou a medalha de bronze na estreia do boxe feminino em Olimpíadas, também em Londres.

O início da luta foi bem estudado pelos dois lutadores. Ambos provocaram o clinche, evitando trocar muitos golpes, para não correr risco. No fim, round empatado em 3 a 3. No segundo round, Esquiva tomou a iniciativa e partiu para o ataque, o britânico de pai nigeriano sentiu os golpes e buscou o clinche por diversas vezes, mas o brasileiro pontuou bem, vencendo por 6 a 3.

Logo no início do terceiro round, Esquiva conseguiu levar Ogogo ao chão, fazendo com que o árbitro abrisse contagem. Logo que reiniciou, o brasileiro encaixou uma sequência de golpes e derrubou Ogogo de novo, abrindo nova contagem. Sentindo o bom momento na luta, o brasileiro se manteve no ataque e pontuou bem novamente, vencendo o round por 7 a 3 e fechando a luta com sete pontos de vantagem: 16 a 9.

Na disputa pela medalha de ouro, o brasileiro vai encarar neste sábado, a partir das 17h45 (horário de Brasília), o vencedor do duelo entre o uzbeque Abbos Atoev e o japonês Ryota Murata. O irmão de Esquiva, Yamaguchi Falcão, pode igualar o feito caso vença o russo Egor Mekhontcev, às 18h desta sexta, nas semifinais da categoria meio pesado (até 81kg).

Nenhum comentário:

Postar um comentário