sábado, 23 de junho de 2012

268,5 mm 2ª maior chuva em 38 anos em Fortaleza.

Fortaleza não viu o sol ontem. O dia permaneceu cinza e banhado por intensa chuva que provocou muitos engarrafamentos, pontos de alagamento e transtornos. Foram 268,5 incessantes milímetros (mm) de chuva entre 2h40min e 15 horas, segundo medição da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no Pici. 

O volume representa mais que toda a chuva em fevereiro, quando o mesmo ponto de observação da Funceme registrou média de 173,2 mm.
É a segunda maior precipitação desde 1974, quando a fundação começou a registrar o volume de chuva no Ceará. Em abril de 1997, nas mesmas 12 horas e 20 minutos, Fortaleza teve 270,9 milímetros de chuva.


Dessa vez, segundo o meteorologista da Funceme Paulo José dos Santos, a causa foi um encontro entre um vórtice ciclônico (circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera) e a Zona de Convergência Intertropical (uma linha de nuvens que oscila entre o Oceano Atlântico e as regiões Norte e Nordeste). “Um vórtice não é comum para esta época do ano. Esse é um sistema passageiro que se forma rápido. Em 100 anos, a probabilidade de acontecer esse fenômeno juntamente com a zona de convergência é de 1% a 5%. Acontece, mas é muito raro”.


De acordo com o meteorologista, os ventos estão estacionados sobre o litoral cearense. Por isso hoje o guarda-chuva segue essencial, com possibilidade de mais chuvas na área. Até ontem, março acumulava mais de 390 milímetros de precipitações. A estação chuvosa segue até maio.
O dia de chuva foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Fortaleza. Até as 17 horas, o órgão atendeu 180 chamadas. O coordenador da Defesa Civil, Alísio Santiago, diz que quatro famílias tiveram de ser removidas das casas, na Parangaba, por causa das águas. As pessoas foram levadas para casas de parentes.


Quem dependeu do transporte coletivo enfrentou dificuldades, no começo da manhã. O trânsito lento prejudicou muitas linhas. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou não possuir média de atraso dos ônibus, mas confirmou que a maioria das linhas registrou algum tipo de demora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário